Blog do Dina - Sistema prisional Do RN Se Torna Alvo De Investigação De Procuradores Da República


Sistema prisional Do RN Se Torna Alvo De Investigação De Procuradores Da República

18 de junho de 2024 às 10:11

A 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar a situação do sistema prisional no estado do Rio Grande do Norte. A decisão foi baseada em inspeções realizadas entre 21 e 25 de novembro de 2022 em diversas unidades prisionais, incluindo a Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato, em Ceará-Mirim, e a Penitenciária Estadual Dr. Francisco Nogueira Fernandes, conhecida como Alcaçuz.

📳ESSE MATERIAL CHEGOU PRIMEIRO À COMUNIDADE DO BLOG NO WHATSAPP. SEJA PARTE DELA CLICANDO AQUI.

Relatório de Inspeção e Recomendações

O relatório das inspeções apontou diversas irregularidades nas condições das unidades prisionais, com destaque para a superlotação, as condições insalubres e a falta de assistência adequada aos detentos. Com base no despacho nº 391/2024-7ªCCR, o MPF determinou a instauração do procedimento para monitorar as ações corretivas e as melhorias necessárias nas instituições prisionais.

Impacto e Medidas Propostas

As inspeções destacaram a necessidade urgente de reformas estruturais e de gestão nas unidades prisionais. O MPF propôs recomendações a diferentes instituições do poder público, tanto em nível federal quanto estadual, visando a garantir os direitos humanos dos presos e melhorar a segurança e a saúde dentro das prisões. A expectativa é que, com o acompanhamento contínuo, haja uma evolução nas condições do sistema prisional do estado.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.