Blog do Dina - Conta de Luz Terá Cobrança Adicional A Partir Desta Segunda-Feira


Conta de Luz Terá Cobrança Adicional A Partir Desta Segunda-Feira

1 de julho de 2024 às 10:35

A conta de luz terá um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kW/h consumidos a partir desta segunda-feira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela devido às condições menos favoráveis para a geração de energia no Brasil.

A Aneel acionou a bandeira amarela devido à previsão de chuvas abaixo da média, cerca de 50% até o final do ano, e a expectativa de crescimento da demanda e consumo de energia. A escassez de chuvas e o inverno com temperaturas acima da média histórica obrigam o acionamento das termelétricas, que produzem energia a um custo mais elevado que as hidrelétricas. Esse cenário é influenciado pelo GSF (risco hidrológico) e pelo aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD). Atualmente, não há despacho fora da ordem de mérito (GFOM), conforme decisão do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

Alterações na Bandeira Tarifária

Esta é a primeira mudança na bandeira tarifária desde abril de 2022, após 26 meses de bandeira verde. Com o sistema de bandeiras tarifárias, os consumidores podem ajustar seu consumo de energia para reduzir os custos operacionais do sistema e a necessidade de acionamento das termelétricas. Antes da implementação das bandeiras, os custos adicionais eram repassados apenas nos reajustes tarifários anuais, sem fornecer um sinal imediato ao consumidor sobre o aumento do custo da energia.

Com a bandeira amarela, é essencial que os consumidores utilizem a energia elétrica de forma consciente e evitem desperdícios. A economia de energia não só ajuda a reduzir os custos na conta de luz, mas também contribui para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor elétrico.

O Dina Explica

A mudança para a bandeira amarela reflete um cenário de desafios para a geração de energia no Brasil. As condições climáticas adversas, combinadas com o aumento do consumo, exigem uma gestão mais eficiente e consciente da energia. O sistema de bandeiras tarifárias serve como um alerta para que os consumidores ajustem seu comportamento de consumo, ajudando a equilibrar a oferta e demanda de energia. É uma forma de incentivar práticas sustentáveis e garantir que o uso da energia seja mais racional e menos impactante para o meio ambiente.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.