Blog do Dina - Lula reclama de alta do dólar e aponta "especulação contra o real"


Lula reclama de alta do dólar e aponta "especulação contra o real"

2 de julho de 2024 às 11:45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com as recentes altas do dólar, alegando que há "um jogo de interesse especulativo contra o real". Em visita a Salvador, Lula afirmou que está estudando medidas para conter o avanço da moeda e realizará uma reunião sobre o tema ao retornar a Brasília na quarta-feira (3).

Contexto das Altas do Dólar

Nas últimas semanas, as declarações de Lula questionando a necessidade de cortes de gastos e criticando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, têm influenciado a alta do dólar. No entanto, há outros fatores em jogo, como incertezas no mercado externo sobre a política de juros dos Estados Unidos e a possibilidade da eleição de Donald Trump.

"É um absurdo. Obviamente que me preocupa essa subida do dólar. É uma especulação. Há um jogo de interesse especulativo contra o real," afirmou Lula em entrevista à Rádio Sociedade de Salvador, Bahia. O presidente também negou que suas falas tenham causado a alta do dólar, citando uma entrevista ao portal UOL em que o aumento ocorreu 15 minutos antes de seu início.

Lula mencionou que está conversando com especialistas para definir as ações a serem tomadas. "Eu tenho conversado com pessoas para ver o que a gente vai fazer. Estou voltando quarta-feira e vou ter uma reunião. Não é normal o que está acontecendo," declarou. No entanto, evitou especificar as medidas a serem adotadas. "Tenho que fazer alguma coisa, mas não posso falar, porque estaria alertando os meus adversários," completou.

Na segunda-feira, a moeda americana fechou o dia em R$ 5,65, o maior patamar desde janeiro de 2022. No cenário externo, a subida das taxas dos títulos do Tesouro norte-americano foi um dos fatores que contribuíram para a alta. No cenário doméstico, investidores reagiram às novas falas de Lula contra o Banco Central. As informações são do Correio Braziliense.

Comentários [0]


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.